Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
El Padre

El Padre

Bienvenus dans mon univers ! Un endroit pour partager autrement l'expérience d'être prêtre.

Homilia para a Solenidade de Todos os Santos

 

« Esses são os sobreviventes da grande tribulação… » meditando os textos que a liturgia nos oferece hoje, este versículo do livro do Apocalipse me tocou particularmente. Se pensamos em algum santo de que gostamos percebemos que ele passou por tribuações, et muitas. Mas eu acredito que a provação mais difícil é a da fidelidade.

 

Permanecer fiel, colocando Deus em primeiro lugar na nossa vida, antes e acima de tudo ! Eis o que festejamos hoje ! Não festejamos super heróis, não estamos « fazendo memória » de super homens ou de super mulheres. Mas estamos honrando pessoas ordinárias que decidiram fazer algo de extraordinário : colocar Deus no coração de suas vidas ! Apegar-se ao Cristo, responder ao seu chamado e deixar fluir o que receberam no batismo : a fé, a esperança e a caridade. E isso sendo, de fato, sacerdote, profeta e rei. Em outros termos, tendo uma vida de intimidade com o Cristo pela oração (sacerdote), anunciando-o pelo testemunho de vida (profeta) e se colocando ao serviço dos outros (rei) !

 

Cada um de nós tem sua historia, sua educação, sua cultura, seus sonhos, seus desejos, seus medos, suas qualidades e suas fragilidades, o que faz com que cada um seja diferente um do outro. Mas cada um traz em si algo que nos une uns aos outros, aquilo que faz que temos o mesmo chamado, a mesma vocação, independentemente de sermos sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos casados ou celibatários… pois nossa primeira vocação é à santidade ! Somos todos chamados à santidade ! Somos todos chamados a fazer essa escolha extraordinária de colocar Deus em primeiro lugar. E podemos tomar, juntos, este caminho para a santidade !  Nao é ser mais forte que os outros, mais importante ou não sei o que… mas è colocar em Deus a nossa Esperança, é tornar-se plenamente « filhos de Deus » e contar com os nossos amigos do Céu, os santos, aqueles que já atravessaram a grande tribulação, contar com eles para seguir o caminho que é o Cristo.

 

Seguir o Cristo é aprender a crescer nas Beatitudes que escutamos no Evangelho. Seguir o Cristo é deixar-se tocar e amar por Ele, é deixar-se tocar e amar por aqueles que Ele coloca em nosso caminho. Seguir o Cristo é alimentar em nós o desejo da santidade ! Sabendo-se que neste caminho pode haver obstáculos, que podemos não ser compreendidos e mesmo perseguidos mas se o Cristo está no centro de nossa existência, tudo então ganha um sentido novo : o sentido da vida eterna !

 

« Esses sao os sobreviventes da grande tribulação… » eles permitiram a Deus de ser o coração de suas vidas. Eles souberam compreender que suas fragilidades eram o lugar onde Deus vem encontrá-los para encontrar os outros. Eles ousaram viver plenamente o chamado à santidade. E cada um de nós, nas provações pelas quais passamos, nos combates que enfrentamos, ousemos olhar para o Senhor e nos deixar olhar por Ele. Ousemos responder SIM ao chamado à santidade que repousa sobre cada um de nós.

 

Nós formamos, juntos, o corpo de Cristo, a multitude dos crentes ! Atravessamos juntos, com o Cristo, a grande tribulação, na continuidade daqueles que já a atravessaram para nós e que hoje nos inspiram. Pois o que celebramos hoje é a vitória do Cristo, a vitória da Vida e do Amor, a vitória do don total ! Bem-aventurados somos nós que podemos caminhar juntos, por Cristo, com Cristo e em Cristo!

 

(Ap 7, 2-4.9-14; Sl 23; 1Jo 3, 1-3; Mt 5, 1-12a)

Partager cet article

Repost 0
Pour être informé des derniers articles, inscrivez vous :